Saturday, July 23, 2016

NO CINEMA: Ice Age: Collision Course (A Era do Gelo: O Big Bang)

Nota: 7,5 / 10

Um filme engraçado, divertido, porém, mais do mesmo. Foi com essa sensação que eu saí do cinema. Talvez seja hora de Carlos Saldanha, o brasileiro que criou estes personagens, pensar em dar um final para a história de Manny, Sid, Diego e o esquilinho Scrat.

Claro, como sempre, a grande razão de ir assistir o filme, não são os personagens que tem mais tempo de tela para mim, mas sim o esquilo e sua inseparável noz. Mas desde o filme anterior, Ice Age: Continental Drift, eu tenho curtido muito a personagem Gladys, a avó de Sid. Eu adoro essa personagem! Creio que é porque ela me lembra a personagem WOW, do desenho Histeria!, a mulher mais velha do mundo. E o Buck, claro, a fuinha caolha é sempre divertida. Vamos então dar uma olhada na história da vez.

A trama deste quinto filme da cinessérie nos traz o grupo de animais, Manny, Sid, Diego e sua tigresa, a filha de Manny e Ellie, Peaches, com seu namorado e seus "irmãos" marsupiais, as voltas com Buck, em uma nova aventura em que eles terão que desviar um meteoro que está chegando para destruir a vida na Terra. Adivinhem quem provocou todo o problema? Isso mesmo, o esquilo Scrat, quem mais? Sempre correndo atrás de sua noz, Scratch achou um disco voador que o levou ao espaço. Lá no espaço, ele colocou Saturno dentro de seus anéis, jogou bilhar com planetas, fez Marte ficar vermelha e sem vida, entre outras coisas. As partes com Scrat sempre são hilárias, eu sempre fico acompanhando a trama principal e esperando a próxima cena com o esquilo, porque sei que darei altas risadas! Aqui, as referências variam desde Star Trek, até 2001: A Space Odyssey. Não poderia deixar de ser, não é mesmo?

Enquanto isso, na Terra, Buck, o fuinha, achou uma tábua que ele acredita ser inscrições que dizem o que vai acontecer com o planeta. Na tábua, mostra os animais que vieram antes dos dinossauros sendo extintos por uma rocha, depois os próprios dinossauros sendo destruídos por outra rocha, e mais acima, outra rocha vindo em direção à Terra. Ela tem propriedades magnéticas que atraem rochas semelhantes entre si. O bando vê um pedaço de rocha magnética caindo e entram nela, e lá, conhecem uma cabra e outros animais, como um coelho e uma preguiça fêmea, que se apaixona por Sid. Estes são animais que estão vivos faz muitos anos, mas nunca envelheceram por causa das propriedades magnéticas miraculosas da rocha em que moram.

Desta forma, a trama se arrasta até o final, com algumas piadas boas, outras nem tanto, entrelaçada em referências mil, desde referências do mundo moderno, até de outros filmes, como Raiders of the Lost Ark, e assim por diante. A animação é sempre ótima, a trilha sonora é bem escolhida, e as piadas que realmente funcionam, são muito bacanas. Uma sacada bem legal são os "pensadores" na cabeça de Buck, quando a gente adentra a cabeça dele, e vê lá Pitágoras, um robô, e outras referências históricas de pensadores e tralhas, que o ajudam a escolher o melhor plano de ação para o grupo. O fuinha caolho amalucado sempre foi pra mim, um personagem muito melhor e mais divertido do que o macaco babuíno de Madagascar que "se remexe muito, muito".

E, como eu já disse, outro destaque aqui, é a preguiça Gladys, a anciã avó de Sid, que cada vez que eu vejo, eu caio na gargalhada! Ela é sacana, danada, e me lembra muito, como já disse, a velha do desenho Histeria!, que tinha o mesmo tipo de atitude. No fim das contas, você sabe o que vai dar, não é spoiler nenhum, certo? Os bichos conseguem resolver a situação, enquanto Manny e Ellie tem que lidar com o fato de que Peaches quer se casar e rodar o mundo com seu amado Julian.

Enfim, como eu disse, nada fora do ordinário, um filme bem voltado para o público infantil, e que tem até dancinha no final, mas que também causa gargalhadas nos adultos. Apesar de que, desta vez, eu fiquei reparando os pais inocentes que se aventuraram a levar seus filhos de 3, 4 anos no cinema. Eu não me arriscaria, nunca! Quero ver o filme. Criança, principalmente de colo, é imprevisível, não pára quieta. As crianças na minha sala estavam assim, não se interessaram tanto pelo filme, o que resultou em um casal, com um menino que aparentava ter uns 2 anos, ter que deixar a sala, porque o garoto ficava gritando, isso bem no comecinho. Agradeci a Deus quando saíram! Da próxima vez, que aprendam com essa. Não estou sendo maldoso, apenas encarando a realidade. Criança não deve ir no cinema até ter idade pra isso, lá pelos 6, ou 8 anos. Os pais que deem um jeito de deixarem o rebento na casa da avó, ou em algum lugar, para poderem curtir o filme em paz e também deixarem os outros curtirem em paz.

Enfim, o filme talvez vai divertir o seu filho, e também vai arrancar umas boas risadas de você, crescidão, mas já está meio que saturando um pouco essa ideia do Saldanha. Talvez, em um próximo filme, vejamos uma conclusão, ou talvez vejamos isso em mais uns dois, ou três filmes, o que vou achar um tremendo exagero, mas de toda forma, acho que deveriam já começar a pensar em dar uma conclusão para tudo. Considero Ice Age umas das ideias mais bacanas dos últimos anos, mas já se sente que está na hora de deixarem Sid, Manny e Diego descansarem, e Scrat curtir a sua noz em paz.

Ice Age: Collision Course (2016)
Título em português BR: A Era do Gelo: O Big Bang

Direção: Mike Thurmeier, Galen T. Chu
Produção: Lori Forte, Denise L. Rottina, Carlos Saldanha, Chris Wedge
Roteiro: Michael J. Wilson, Michael Berg, Yoni Brenner, Aubrey Solomon
Trilha sonora: John Debney

Estrelando (elenco da versão original): Stephanie Beatriz, Robert Cardone, Neil deGrasse Tyson, Adam Devine, Jesse Tyler Ferguson, Max Greenfield, Jessie J, Queen Latifah, Denis Leary, John Leguizamo, Jennifer Lopez, Jorge Lucas, Andrew Christopher Nichols, Nick Offerman, Keke Palmer, James Palumbo, Josh Peck, Simon Pegg, Carlos Ponce, Melissa Rauch, Casey M. Roberts, Ray Romano, Seann William Scott, Matthew Simmons, Lilly Singh, Michael Strahan, Wanda Sykes, Randy Thom, Meghan Thurmeier, Mike Thurmeier, Chris Wedge

Outros filmes desta cinessérie:
Ice Age: Collision Course (A Era do Gelo: O Big Bang) (2016)
- Ice Age: Continental Drift (A Era do Gelo 4) (2012)
- Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (A Era do Gelo 3) (2009)
- Ice Age: The Meltdown (A Era do Gelo 2) (2006)
- Ice Age (A Era do Gelo) (2002)

Trailers:

Áudio original, legendado:



Dublado em português BR:


No comments:

Post a Comment