Friday, February 6, 2004

CD: First Rays Of The New Rising Sun - Jimi Hendrix

Durante toda sua vida, Jimi Hendrix sempre foi obstinado por encontrar o momento certo de se encaixar uma nota, de procurar dar o máximo de si para que seu som soasse sincero, autêntico, inovador. Infelizmente, o tempo desta vez não foi o grande amigo desse gênio da guitarra, tendo-o levado de nós prematuramente. Mas não sem antes deixar quase tudo registrado do que viria a ser um de seus últimos trabalhos de estúdio, agora com o Band Of Gipsies (Jimi Hendrix, Billy Cox e Mich Mitchell).

Infelizmente, com sua morte em setembro de 1970, esse material ficou engavetado por tempo indeterminado, tendo somente sido tocadas algumas músicas dele nos últimos festivais em que Hendrix participou, incluíndo o célebre festival da Isle Of Wight, em 1970. Em 1997, porém, a meia irmã de Jimi, que protege com unhas e dentes o seu legado resolve chamar velhos amigos de Jimi e desengavetar essas pérolas e disponibilizá-las aos fãs como um disco póstumo. Isto já foi feito inúmeras vezes no passado, mas essa é a primeira vez que há uma preocupação legítima de tentar reconstruir o álbum que Jimi estava preparando antes de morrer.

O título do álbum foi mantido, um dos que Hendrix aparentemente havia escolhido em suas anotações, o outro sendo algo como "Strate Ahead", mas não dá para se saber ao certo. Porém, faltava alguma coisa. Uns overdubs aqui, outros alí, uma reedição para o formato digital e pronto! First Rays Of The New Rising Sun é lançado, porém, a reação do público se dividiu naquele ano: não, não é o que você está pensando, as músicas de Hendrix não são ruins, são maravilhosas, como sempre, porém os fãs se dividiram em dois grupos: os que aceitaram o novo material sem grandes problemas, e os que sentiram repúdio em ver um material feito por Hendrix overdubbeado, aliás, chegaram até ao extremo de ser considerado sacrilégio o que fizeram com as músicas de Hendrix, incluíndo ter lançado esse material sem saber se Hendrix aprovaria ou não.

Para você que está curioso para ver algumas das anotações de Hendrix dos planos para o álbum, segue abaixo uma pequena transcrição. Como Hendrix mudava os planos diversas vezes, não dá para se saber ao certo o que seria do disco se Hendrix ainda estivesse vivo, no entanto este é o último documento achado:

->Strate Ahead-> x [sic]

Ezy Ryder x
Room full of Mirrors x-
Earth Blues - Today √
Valleys of Neptune -
Have you heard* - √ *aka "Straight Ahead"
Cherokee Mist - instr.
Freedom x √
Steppin Stone √
IZABella √
Astroman x -
Page 2/3
Drifters Escape
Angel
Burning Desire
Nightbird Flying
Electric Lady - Slow.
Getting My Heart Back Together Again
Lover Man
Midnight Lightning
Can I Whisper In Your Ear - slow
Sending My Love - slow to medium
This Little Boy
Locomotion
Dolly Dagger
The New Rising Sun (Hey Baby)

Conflitos a parte, uma coisa deve ser considerada: o disco é maravilhoso! Aliás como não deveria deixar de ser, vindo de Hendrix! Não é conceitual como Electric Ladyland, tampouco parecido com Are You Experienced? ou Axis Bold As Love, mas maravilhoso. "Freedom" já inicia com não só Jimi gritando pela liberdade, como também seus companheiros de banda e sua guitarra inconfundível! "Izabella" mantém o mesmo pique, com solos alucinantes de Hendrix, e uma bateria bem marcada de Mitchell. A seguir temos "Night Bird Flying", com Hendrix mais uma vez mostrando porque é considerado um dos maiores guitarristas do planeta! Solos muito be encaixados na melodia, feeling, uma boa batida, enfim, um ótimo som.

Depois, segue com a bela "Angel", uma de suas mais belas composições, na minha opinião, ficando só atrás de "Little Wing", e um final meio fora dos padrões, onde se tem a idéia de um trem partindo. Segue com a excelente "Room Full Of Mirrors", com um solo introdutório surreal de Hendrix, um efeito bem espacial, afinal, espaço é um termo que não existe na música de Hendrix. Sua música literalmente transcende espaço e tempo, sendo por isso sempre atual. O tal efeito espacial criado por Hendrix é algo bem similar ao que Joe satriani faz em "The Power Cosmic", em sua guitarra. Simplesmente transcedental! Aliás, aposto que foi o que inspirou Satriani a reinventar tal efeito, no mesmo instante que este disco saiu, lá estava Satriani se deliciando com o som do mestre, afinal, quem mais além dele se influencia mais por Hendrix?

A seguir, temos a ótima "Dolly Dagger", um som bem dançante e funkeado, com a assinatura guitarrística de Hendrix. Um pouco de peso, acrescentado ao poderoso baixo de Billy Cox e temos a excelente "Ezy Ryder", aqui, Hendrix esconde um pouco sua poderosa voz, porém o impacto não perde o efeito, e Hendrix sempre impressionando na guitarra com um riff contagiante e um solo matador e viajante! "Drifting" é outra bela canção, com Hendrix melhor do que nunca no vocal. Outro solo viajante do mestre, que chega até a arrepiar a espinha, de tão maravilhoso. A seguir, vem "Beginnings", o mesmo som que ele tocou no festival de Woodstock, entitulado "Jam Back At The House", um verdadeiro show, e uma aula de feeling, inspiração e improviso. Uma jam instrumental impressionante, Hendrix se supera novamente, é algo quase beirando o progressivo!

A seguir, um som que eu considero como um dos melhores de Hendrix! "Stepping Stone" já vem quebrando tudo, com sua batida super contagiante, um blues rock forte, poderoso, Jimi soando mais pesado do que nunca, sem nunca perder o feeling, e mais um show de guitarra do mestre. Após essa porrada na orelha, Hendrix nos brinda novamente com um blues cheio de feeling, "My Friend", arranca lágrimas de meus olhos, com direito até a gaita, bem naquele clima de bar, mesmo! Feche os olhos e se imagine no melhor Saloon do Oeste!

"Straight Ahead" parece como uma continuação de "Freedom" e "Night Bird Flying". O que vem a seguir é a mais bela música do disco, "Hey Baby (New Rising Sun)", onde Hendrix transborda feeling e ao mesmo tempo emociona com uma interpretação super inspirada! A seguir, temos "Earth Blues", que segue o mesmo esquema de "Freedom" e das outras, contando com um backing vocal bem legal. A próxima música, tem um título que tem tudo a ver com Hendrix, "Astro Man", um som bem espacial e fora dos padrões. "In From The Storm", um ótimo som, mostra mais uma vez a maestria de Hendrix em variar ritmos, e sua genialidade infinita, com mais uma viagem transcedental em sua guitarra, e "Belly Button Window" fecha o disco com chave de ouro, com um ótimo slow blues cheio de feeling.

O mais legal é a reconstrução séria que fizeram destas faixas, pois muitas delas ainda estavam em estado embrionário, outras faltavam algum arranjo ou instrumento, outras tinham mudanças de nome, Hendrix era muito inconstante quando escrevia um álbum, mudava sempre de idéia, passou dois anos só trabalhando neste álbum em particular sem conseguir finalizá-lo. Um verdadeiro perfeccionista.

Enfim, um trabalho póstumo magnífico de um dos caras que mais faz falta no rock, principalmente nesses tempos bicudos, cheios de artistas falsos e sem nenhum caráter. Para todos aqueles que querem apreciar as maravilhas que esse cara criou, quer saber de onde vem tantas influências dos artistas mais novos, aprender a tocar guitarra com o máximo de feeling, ou simplesmente quer escutar boa música, vá atrás desse fantástico disco de um dos maiores mestres da guitarra de todos os tempos.

First Rays Of The New Rising Sun (1997)
(Jimi Hendrix)
Nota: 8,5 / 10


Tracklist:
01. Freedom
02. Izabella
03. Night Bird Flying
04. Angel
05. Room Full of Mirrors
06. Dolly Dagger
07. Ezy Ryder
08. Drifting
09. Beginnings
10. Stepping Stone
11. My Friend
12. Straight Ahead
13. Hey Baby (New Rising Sun)
14. Earth Blues
15. Astro Man
16. In From the Storm
17. Belly Button Window

Selos: Experience Hendrix, L.L.C. / MCA

Discografia:
Póstumos:
- Both Sides of the Sky (2018)
- People, Hell and Angels (2013)
- Valleys of Neptune (2010)
- South Saturn Delta (1997)
- First Rays Of The New Rising Sun (1997)
- Radio One (1988)
- Nine to the Universe (1980)
- Midnight Lightning (1975)
- Crash Landing (1975)
- Loose Ends (1974)
- War Heroes (1972)
- Rainbow Bridge (1971)
- The Cry of Love (1971)

Oficiais:
- Band of Gypsys (1970)
- Axis: Bold as Love (1967)
- Are You Experienced? (1967)

Site oficial: www.jimihendrix.com

No comments:

Post a Comment