Monday, April 2, 2007

CD: Engines of Creation - Joe Satriani

Podemos chamar esse de o disco mais incompreendido de Joe Satriani. Vendo que o amigo e mentor Jeff Beck estava se enveredando para as sonoridades mais modernas, Mr. Satch também quis entrar na dança. E a partir daí desencadeou-se uma maré de críticas em relação ao rumo que Joe Satriani estava tomando.

Bom, de antemão, eu digo que é preciso escutar o disco com calma primeiro antes de dizer qualquer coisa. De tudo que Satch já fez em sua carreira, esse disco está tranqüilamente na lista de seus experimentos mais interessantes e revolucionários. Claro que por se tratar de um experimento, algumas coisas dão certo, outras nem tanto, mas todas são igualmente ousadas e valem uma conferida. Cogita-se que o título do álbum é uma referência ao livro de nanotecnologia molecular "Engines of Creation", escrito por K. Eric Drexler em 1986, que fala em uma de suas principais passagens, que "o que podemos fazer, depende daquilo que podemos construir". Sendo assim, poderíamos arriscar um palpite de que se trata de um disco conceitual.

São bem poucas as oportunidades que a música eletrônica dá para nos oferecer boas investidas, há de se aproveitá-las, ainda mais em se tratando do magnânimo Mr. Satch. "Devil's Slide" é uma grande prova de criatividade e dinamismo. Solos e batidas eletrônicas extremamente bem colocadas e de muito bom gosto. "Flavor Crystal 7", que ganhou até versão rock em um EP, também apresenta esse mesmo dinamismo.

"Borg Sex" também está na lista das mais interessantes. "Until We Say Goodbye" e a faixa título são as faixas mais 'orgânicas' do álbum, e conseqüentemente dois de seus melhores momentos. "Champagne?" é muito parecida com o tipo de som que Jeff Beck desenvolveu em sua abordagem eletrônica. Quase que uma homenagem, e lá pela metade, fica ainda mais interessante.

Mas a cereja do bolo fica mesmo para "The Power Cosmic 2000", partes I e II. Duo sensacional de faixas! Originalmente escrita como "The Power Cosmic" e fazendo referência mais uma vez ao Surfista Prateado, personagem de HQs favorito de Satch, e que estréia esse ano no segundo filme do Quarteto Fantástico, o remake da música esbanja criatividade e força com suas linhas tresloucadas e dinâmicas.

Em linhas gerais, um disco de digestão um pouco mais exigente, mas de retorno realmente gratificante e refrescante. Satriani põe o pé na modernidade sem perder a classe e continua soando relevante e atual.

Engines of Creation (2000)
(Joe Satriani)
Nota: 7,5 / 10

Tracklist:
01. Devil's Slide
02. Flavor Crystal 7
03. Borg Sex
04. Until We Say Goodbye
05. Attack
06. Champagne?
07. Clouds Race Across the Sky
08. The Power Cosmic 2000: Part I
09. The Power Cosmic 2000: Part II
10. Slow and Easy
11. Engines of Creation

Selo: Epic

Discografia:
- Black Swans and Wormhole Wizards (2010)
- Professor Satchafunkilus and the Musterion of Rock (2008)
Satriani Live! (2006)
Super Colossal (2006)
- Is There Love in Space? (2004)
- Strange Beautiful Music (2002)
- Additional Creations (2000) - EP
- Engines of Creation (2000)
- Crystal Planet (1998)
- Joe Satriani (1995)
- Time Machine (1993)
- The Extremist (1992)
- Flying in a Blue Dream (1989)
- Dreaming #11 (1988) - EP
- Surfing with the Alien (1987)
- Not of This Earth (1986)
- Joe Satriani (1984) - EP

Site oficial: www.satriani.com

No comments:

Post a Comment