Monday, January 19, 2015

SÉRIE: Sherlock


Quem me conhece, sabe o quanto eu sou um fã devoto da obra de Sir Arthur Conan Doyle. Li todos os livros de seu personagem Sherlock Holmes quando mais jovem, vibrava quando lia sobre as peripécias do detetive e seus costumes e habilidades nada usuais. Houve um tempo que eu não via a hora de chegar em casa e abrir mais um livro de Sherlock Holmes e ler mais um conto. Depois dos quadrinhos, Sherlock Holmes foi o grande responsável por me trazer ao maravilhoso mundo da leitura. Eu sou tão devoto, que fiz questão de adquirir recentemente a obra completa de Sherlock Holmes em inglês, pois quando mais jovem, só podia ler as adaptações para o português. Enfim, sou o que se pode chamar de fã.

Nesse ínterim, não existia Sherlock Holmes para mim fora dos livros, eu me comportava muito como um purista em relação à obra de Conan Doyle. Foi então que descobri o maravilhoso seriado televisivo dos anos 80 e 90 estrelado pelo excelente ator britânico Jeremy Brett e tive contato com a sua maravilhosa interpretação de Sherlock Holmes. Como a série nunca estreou no Brasil, eu fazia o download dos episódios para assistir. Assisti todos e ficava maravilhado com a atuação do ator, trazendo para a tela todos os trejeitos de Holmes dos livros que eu conheço tão bem. Alguns episódios da série podem ser encontrados no Youtube, inclusive alguns com legenda em português de Portugal.

Da esquerda para a direita, Jeremy Brett "incorporando" o detetive e os Watsons da série, John Burke e Edward Hardwicke, na extinta série da Granada Television, rede britânica que exibiu o seriado de 1984 a 1994. A série permanece inédita no Brasil.

Também pude assistir a ótima série de filmes dos anos 30 e 40 com o ator Basil Rathbone interpretando o detetive, uma tradução boa para os filmes, mas Jeremy Brett sempre me encantava mais devido a sua quase que incorporação do personagem.


Basil Rathbone como Holmes e o caricato Nigel Bruce, que fazia um Watson atrapalhado e que não condizia muito com o personagem dos livros, adequadamente interpretado por John Burke, Edward Hardwicke e Martin Freeman.


Pois bem, a poucos dias atrás, eu vi no Netflix a série "Sherlock", estrelando o fantástico ator Benedict Cumberbatch fazendo o detetive em uma adaptação do personagem para os dias de hoje. Eu, purista que sempre fui, nunca assisti esse seriado que começou em 2010, com receio de me decepcionar, talvez até mais do que eu me decepcionei vendo a palhaçada que Robert Downey Jr. aprontou com o personagem em sua sofrível e desprezível interpretação, mais condizente com a de um palhaço de circo acrobata querendo atenção junto a efeitos especiais de toda sorte. Uma interpretação demente e que, graças a Deus e a eu ter já visto o trailer do filme na internet, pude evitar de gastar dinheiro no cinema com essa patacoada nos dois filmes que já cometeram. Até tentei de novo recentemente assistir o primeiro filme com a mente mais aberta, mas sempre após passados 15 ou 20 minutos de filme, tenho uma vontade imensa de jogar meu monitor no chão, tamanha a raiva que o filme me passa. Acho que nunca terminarei de vê-lo.


Jude Law e Robert Downey Jr. estragando Watson e Holmes.

Enfim, comecei há alguns dias atrás assistir a série "Sherlock" no Netflix sem absolutamente expectativa alguma de aquilo dar certo. E tive uma das melhores surpresas da minha vida!!! A série é simplesmente fenomenal, fantástica, extraordinária!! Fiquei emocionado! É, sem dúvida, a melhor coisa que já fizeram com Sherlock Holmes fora dos livros após o seriado com Jeremy Brett!! Se alguém aqui, como eu, já leu os livros, vão perceber muitos trechos e passagens deles sendo utilizados nos episódios da série. Fora, claro as escolhas perfeitas para fazer Holmes e o Dr. John Watson, nas figuras ilustres de Cumberbatch, que já falei e o grande Martin Freeman, o Bilbo da trilogia do Hobbit. A química dos atores em cena é fantástica, as atuações combinam perfeitamente com os perfis dos personagens nos livros de Conan Doyle. Cumberbatch tem o DNA de Sherlock Holmes, ele incorpora o personagem de maneira espetacular, os trejeitos, as manias, os tiques, o cérebro fantástico, a postura dinâmica, por vezes até a arrogância e o cinismo. PERFEITO!! Cumberbatch entrou na minha lista de Sherlocks como o segundo melhor Sherlock Holmes dos filmes e TV, perdendo somente para Jeremy Brett e ficando na frente de Basil Rathbone.


Benedict Cumberbatch e Martin Freeman na incrível modernização de Sherlock Holmes e John Watson!

A série em si tem roteiros inteligentes, dinâmicos, que te prendem a atenção a todo instante. É muito difícil parar de ver um episódio, mais difícil ainda deixar o próximo episódio para o dia seguinte, e são episódios longos, quase com a duração de um longa metragem.

Enfim, eu simplesmente vim aqui recomendar a todos que gostam do personagem ou que gostam de séries policiais e interessantes para que assistam a "Sherlock". Olha, falando como fã do detetive, eu estou impressionado com a qualidade da série! Quem tiver BBC, Netflix, Cracle ou Internet, não deixe de assistir, me apaixonei, série excelente!!

Sherlock (2010-presente)
Título em português BR: Sherlock
Nota: 10 / 10


Direção: Paul McGuigan, Coky Giedroyc, Euros Lyn, Toby Haynes, Nick Hurran, Jeremy Lovering, Colm McCarthy, Douglas Mackinnon.
Produção: Sue Vertue, Elaine Cameron, Susie Liggat.
Criação e roteiros: Mark Gatiss, Steven Moffat, Steve Thompson.
Estrelando: Benedict Cumberbatch, Martin Freeman, Rupert Graves, Una Stubbs, Mark Gatiss.

Trailer:

1 comment:

  1. Estou lendo a obra do Conan e me encontro no terceiro livro (as aventuras de Sherlock Holmes). Assisti o primeiro episódio dessa série essa semana, e apesar de não conhecer todo o escopo da personalidade do detetive ainda, percebi que a mudaram mais do que o necessário nessa adaptação. A produção e adaptação para os dias de hoje são fantásticas, claro, mas sinceramente não fui fã dessa mudança de tom no personagem.
    O Sherlock que vejo no livro, tem uma visão de mundo diferente do da série, ele é mais introspectivo, tem uma arrogância diferente também, não simplesmente ridiculariza todo mundo como na série, ele apenas sabe o que os outros não sabem que não sabem, só isso.
    Também no livro, a relação dele com os detetives é bem diferente, eles respeitam e admiram o talento de Sherlock, já na série, eles acham que Holmes é um psicopata, um maluco, etc.

    ReplyDelete