Sunday, January 11, 2015

NO CINEMA: Nightcrawler (O Abutre)

ATENÇÃO TODOS!!! Principalmente os cinéfilos!! Ano passado eu havia publicado no IMDB, a minha lista de melhores filmes de 2014. Acabo de mudar a posição da primeira colocação de minha lista, pois hoje, assisti o magnífico suspense Nightcrawler (O Abutre). É seguramente um filme sensacional e um dos mais corajosos que eu pude ver recentemente.

A história gira em torno do personagem Louis, de Jake Gyllenhall, o "Donnie Darko", que aqui é um cara que ganha a vida durante a noite conseguindo furos jornalísticos para uma emissora de TV com sua câmera e poder de persuasão. O roteiro do filme é fantástico, pois não somente faz uma intertextualidade de forma muito competente com o voyeurismo da TV, ou seja, pense que você está assistindo aqueles programas do tipo Cidade Alerta e são mostrados acidentes de carro, tragédias motociclísticas, etc. Todos olham, não importa o que esteja sendo mostrado, a pessoa não tira o olho da tela. O filme trabalha muito bem esta intertextualidade com o poder do cinema, que com as imagens certas e bom planejamento, faz com que a audiência não tire os olhos da tela. Pense portanto no personagem de Jake como a audiência, sua câmera, o filme sendo passado, enquanto que nós, na condição de voyeurs, somos colocados como testemunhas oculares dos acontecimentos.

Há uma dura crítica à sociedade, que também alimenta a audiência da violência extrema televisiva. E como se isso não fosse o bastante, o filme ainda discute o quanto cada um de nós estamos dispostos a fazer das situações e das pessoas, produtos de nossa escalada ao sucesso. Até onde você iria para subir o degrau de sua fama? Mataria? Invadiria uma propriedade? Faria de um inocente instrumento de sua escalada, o descartando quando achar que não serve mais a seus propósitos? O que você faria?

Finalizo aqui encorajando a todos que assistam este maravilhoso filme no cinema! Corram pois filmes bons como este, temos que aproveitar, pois não ficam muito tempo em cartaz. Tenho certeza que logo ele terá que sair de cena e ceder espaço ao próximo blockbuster de verão, portanto, corram conferir Nightcrawler! Recomendação máxima!


Nightcrawler (2014)
Título em português BR: O Abutre
Nota: 10 / 10

Direção: Dan Gilroy
Produção: Tony Gilroy, Jake Gyllenhaal, Jennifer Fox, David Lancaster, Michel Litvak
Roteiro: Dan Gilroy
Trilha sonora: James Newton Howard

Estrelando: Jake Gyllenhaal, Riz Ahmed, Rene Russo.

Trailer: 


No comments:

Post a Comment