Monday, December 29, 2014

NO CINEMA: Big Hero 6 (Operação Big Hero)


Este texto é uma adaptação para o português de minha resenha, originalmente postada no site IMDB. Trata-se da mais nova animação da Pixar e possivelmente uma das melhores que ela já fez, Big Hero 6. Atenção: contém spoilers!

"A Disney e o time da Pixar retornam com outra gema das animações! Que grande animação, facilmente, melhor animação do ano inteiro! Esta aqui pode agradar inclusive os adultos, tem temas muito humanos e filosofias de vida que, cedo ou tarde, você terá que tratar com o seu filho. Ah, a propósito, fiz esta resenha somente para aqueles que assistiram o filme, ela contém muitos spoilers que revelam pontos importantes da narrativa. Se você ainda não viu, leia por sua conta e risco!

Ok, a história é a seguinte: você tem dois irmãos, Hiro e Tadashi, dois irmãos nerds que tem uma diferença, enquanto um vai mais para o lado da força, o outro já é mais voltado a usar a cabeça e o coração. Hiro é o geniozinho precoce que gasta seu tempo com lutas de robôs, enquanto que Tadashi vai a escola e toma parte dos projetos anuais de ciências. Um não vive sem o outro e juntos eles formam o equilíbrio perfeito. São como Yin e Yang, dois opostos do mesmo círculo perfeito que não podem encontrar o equilíbrio sem o outro. Se Hiro está sozinho, você tem apenas a força e se Tadashi está só, apenas o coração.

Tadashi cria um robô balão para seu projeto escolar que auxilia pessoas doentes. Quando um incêndio mata Tadashi, Hiro se encontra só e deseja usar o robô para ajudar as pessoas para honrar seu falecido irmão. Ele é um gênio como o irmão dele, mas lhe falta o coração. Toda programação médica do robô e todo compasso moral de Baymax foi desenvolvido por Tadashi, enquanto Hiro acaba desenvolvendo um chip que permite a Baymax lutar. Em um certo ponto no filme, Hiro remove o chip do Tadashi de Baymax, portanto o equilíbrio se perde. Então Hiro terá que encontrar este equilíbrio de novo, de forma a canalizar seu Yin para mergir com seu Yang e superar suas adversidades.

Que filme belíssimo  e que mensagem belíssima para crianças e adultos! Como sempre, a animação é soberba, a trama é ótima, a história é excitante, já os diálogos, não sei,  porque eu só consegui ver a versão dublada do filme, não pude escutar as falas originais, mas eu suponho que devam ser bons também, porque o filme é incrível e a história é muito bacana. E ainda ganhamos ação ao estilo filme de super-heróis, uma vez que o filme é sugerido por uma HQ da Marvel.



Os garotos protagonistas, juntos com Hiro formam um time de super-heróis para combater o mal com o robô Baymax, e todos são incríveis como personagens individuais e como um time. Por fim, você ainda pode contar com a participação animada de Stan Lee para fazer tudo ficar ainda mais incrível e épico após os créditos!" As cenas finais antes e após os créditos são emocionantes e divertidas, e vão te deixar com vontade de ver mais estes personagens em, quem sabe um futuro filme.

"Novamente, o time da Pixar se supera e nos entrega outra grande animação. A animação curta que passa antes do filme, Feast, é bonitinha, mas eu não vejo ela como a melhor curta que a Pixar já fez. É divertida e as crianças vão se entreter com o cachorrinho que tem um enorme apetite. De modo geral, Big Hero 6 é, para mim, a melhor animação de 2014 e eu com certeza vou aguardar ansioso para comprar o DVD para que eu possa escutar os diálogos originais que eu só tive um contato mínimo pelo trailer do filme. Assistam, recomendação máxima!"

Big Hero 6 (2014)
Título em português BR: Operação Big Hero
Nota: 10 / 10

Direção: Don Hall, Chris Williams
Produção: Roy Conli, John Lasseter, Kristina Reed, Brad Simonsen
Roteiro: Jordan Roberts, Daniel Gerson, Robert L. Baird, Paul Briggs, Joseph Mateo (baseado em HQ da Marvel escrita por Duncan Rouleau e Steven T. Seagle)
Trilha sonora: Henry Jackman

Estrelando (elenco do original em inglês): Scott Adsit, Ryan Potter, Daniel Henney, T.J. Miller, Jamie Chung, Damon Wayans Jr., Genesis Rodriguez, James Cromwell, Alan Tudyk, Maya Rudolph, Stan Lee

Trailer em inglês:

No comments:

Post a Comment