Friday, January 30, 2004

CD: Trial By Fire - Journey

Em 1996, acontece o tão esperado retorno do Journey, após 10 anos sem tocarem juntos por diferenças e problemas pessoais dos membros da banda. Mesmo após terem lançado seu último trabalho em 1986, Raised On Radio, contando somente com 3 membros da formação pioneira da banda, não deu para segurarem as pontas e a banda (ou o que restou dela) então se separou. 10 anos depois Schon e os rapazes decidem telefonar para Steve Perry para verem se ainda poderiam reformular a banda e comporem juntos novamente, e não somente reviver os velhos tempos. Estava de volta um dos maiores ícones do rock melódico, o Journey! Dessas reuniões, saiu o Trial By Fire, o último trabalho com a formação pioneira, ou seja, com Steve Perry e Steve Smith. Demorou, mas no final das contas valeu a pena! Porém, levando-se em conta o potencial do Journey, poderia ter sido melhor, não fosse o excesso desnecessário de baladas presentes no disco.

O disco já começa fazendo a alegria de quem realmente queria ver o Journey de volta após tanto tempo! O hit "Message Of Love" impressiona, mas poderia muito bem se chamar "Separate Ways part. 2". Nos momentos finais, o Perry dá uma de Robert Plant. Logo após vem "One More", com o Journey soando mais pesado do que de costume, excelente música. A banda segue emendando uma bonita porém melada balada, o hit "When You Love A Woman", extensamente tocada e divulgada nas rádios, mas logo em seguida vem a boa "If He Should Break Your Heart", outra balada, porém mais interessante.

Segue com a excelente "Forever In Blue", que resgata o Journey que lançou vários hits nos anos 80, seguida por outra surpresa, um hardão pesado, "Castles Burning", ótima música! A seguir, vem outra balada, dessa vez meus amigos, mais lenta, mais melada do que nunca, porém com um ótimo solo de Schon, "Don't Be Down on Me Baby". Pensa que acabou? Pois aí vem "Still She Cries", e seu enjoativo refrão! Ufa, agora acabou! Pelo menos por enquanto. "Colors of the Spirit" melhora muito a situação, e traz o Journey de volta como queremos ouvir. Tudo estaria perfeito, não fosse mais duas baladinhas, a melada "When I Think Of You", seguida por "Easy To Fall", que se mostra bem mais interessante.

Felizmente, a banda já quase esgotou o reservatório de baladas nessa altura (graças a Deus!), e então volta com mais um hardão, para compensar a falta de peso no disco, "Can't Tame The Lion", com uma excelente intro de guitarra. E para a versão japonesa do disco, o som seguinte é melhor ainda, "I Can See It In Your Eyes", cuja batida e riffs lembram muito o hard dos anos 70, mandaram bem!! Porém, para quem se contentou com a versão normal do disco, irá encarar "It's Just The Rain" a última balada do disco (ainda bem!), que não é tão interessante, e está lá só por estar. A "quase" última música do disco, a música título "Trial By Fire" não é bem uma balada, apesar de parecer, e sim uma ótima e intimista composição da banda, linda música. E finalmente, pra quem conseguiu achar a música secreta no disco, a hidden track "Baby I'm Leaving You", um reggae no melhor estilo Bob Marley misturado com o toque melódico do Journey, boa, mas nada de impressionante.

Um apenas bom retorno da banda, bem, pelo menos eles mostraram que ainda tem o que dizer, boas idéias, vale a pena conferir, mas o excesso de baladas, como eu disse no início, prejudica um pouco a atratividade do disco. Faça o seguinte, depois de umas boas escutadas, ponha o disco para rodar e pule as faixas 3, 7, 8, 10 e 13. Tenha assim, o disco perfeito de retorno do Journey. Não nos esqueçamos que, apesar desse apenas bom trabalho de retorno com Perry, e o último com o vocalista, a banda voltaria mais tarde com um disco realmente digno do nome Journey, o excelente Arrival, já com Augeri comandando os vocais.

Trial By Fire (1996)
(Journey)
Nota: 7 / 10

Tracklist:
01. Message of Love
02. One More
03. When You Love a Woman
04. If He Should Break Your Heart
05. Forever in Blue
06. Castles Burning
07. Don't Be Down on Me Baby
08. Still She Cries
09. Colors of the Spirit
10. When I Think of You
11. Easy to Fall
12. Can't Tame the Lion
13. It's Just the Rain
14. Trial by Fire
15. Baby I'm a Leavin' You
Bônus da versão japonesa:
16. I Can See It in Your Eyes

Selos: Columbia / Sony

Banda:
Steve Perry: voz
Neal Schon: guitarra, voz
Ross Valory: baixo, voz
Jonathan Cain: teclados, violão, guitarra rítmica, voz, engenheiro de som
Steve Smith: bateria e percussão

Participação especial:
Paulinho da Costa: percussão
David Campbell: arranjos de cordas

Discografia:
- Eclipse (2011)
- Revelation (2008)
- Generations (2005)
- Red 13 (2002) - EP
- Arrival (2001)
- Trial by Fire (1996)
- Raised on Radio (1986)
- Frontiers (1983)
- Escape (1981)
- Departure (1980)
- Evolution (1979)
- Infinity (1978)
- Next (1977)
- Look into the Future (1976)
- Journey (1975)

Site oficial: www.journeymusic.com

No comments:

Post a Comment